terça-feira, 11 de junho de 2024

Elvis Presley - King Creole - Edição FTD

A trilha sonora do filme "Balada Sangrenta" também ganhou uma edição especial dentro do selo Follow That Dream (FTD). Infelizmente pouca coisa restou das sessões de gravação desse álbum. Por isso quando foi anunciado o lançamento do FTD King Creole não me empolguei nem um pouco. É de se lamentar, pois a trilha sonora de King Creole teve uma gravação particularmente complicada com Elvis tendo que trabalhar com o maior número de músicos de sua carreira até aquele momento. A sonoridade de New Orleans exigia um arranjo bem elaborado de metais com vários instrumentistas. Músicos com quem Elvis nunca havia trabalhado antes.

Colocar todos aqueles músicos em sincronia realmente não foi  um trabalho fácil dentro dos estúdios. Mas Elvis sabia lidar muito bem com esse tipo de situação. Como sempre Elvis usava o bom humor e a descontração dentro dos estúdios para aliviar a tensão e a ansiedade do grupo. As sessões de gravação foram realizadas nos estúdios da RCA Victor Radio Recorders, em West Hollywood, California em janeiro de 1958. Walter Scharf foi o produtor, acompanhado do engenheiro de som Thorne Nogar. Em fevereiro Elvis voltaria aos estúdios para alguns complementos e acabaria gravando uma nova música chamada "Danny" que acabou ficando de fora do álbum original, embora fosse uma bela balada, bem de acordo com o contexto do filme, uma vez que Danny era o nome de seu personagem.

Como escrevi, muita coisa se perdeu dessas sessões. A RCA não teve o cuidado de guardar grande parte do material descartado na época. E o que sobreviveu das sessões de King Creole? Pouca coisa realmente. As sessões foram longas e exaustivas e era de se supor que muita coisa fosse realmente gravada, mas grande parte das fitas originais foram simplesmente perdidas ou apagadas, não se sabe ao certo. Assim além das versões oficiais que conhecemos sobrou pouca coisa e esse FTD King Creole retrata bem isso. Para compensar a falta de material o selo resolveu apostar numa edição caprichada com um livro recheado de fotos (algumas inéditas) e muitas informações impressas. Direção de arte muito caprichada e bonita.

Claro que nada disso vai preencher a lacuna do que se perdeu mas dentro do possível é realmente o que podemos contar. Até mesmo “Danny”, a famosa música não usada na trilha, surge tímida. Aliás até hoje a exclusão de “Danny” do disco oficial causa debate. A canção não pode ser considerada uma das melhores coisas da trilha sonora, mas tem seus méritos, principalmente na vocalização do grupo de apoio de Elvis. Já a versão do filme de “As Long As I Have You” que ouvimos aqui é muito boa. A voz de Elvis praticamente sussurrada é um ponto alto, assim como “Lover Doll”, em versão bem simples, apenas com violão. De uma simplicidade cativante. Dois casos em que a simplicidade é tudo! Se as anteriores são caracterizadas pela singeleza o take 3 de King Creole peca pelo excesso. Há um exagero nos arranjos de metais ao fundo que torna a sonoridade estranha, pouco atrativa. Ainda bem que os produtores e Elvis perceberam isso e cortaram alguns instrumentos na versão oficial.

E o que dizer do take 18 de King Creole? Parece outra canção tal a mudança em sua velocidade. Os Jordanaires estão mais presentes e Elvis parece não levar nada muito a sério – lá pela metade da gravação ele percebe que aquela melodia certamente não tinha nada a ver mesmo. Esse registro é curioso mas foi descartado logo. É um take alternativo que definitivamente não deu certo. O CD se encerra com a “Alma Mater” Steadfast, Loyal And True. Muita gente não gosta dessa música, mas em minha opinião ela foi salva pela ternura e inocência típicas da década de 1950. Enfim, é isso. Quem sabe um dia a sessão completa não venha a surgir por aí. Possa ser que os tais registros perdidos ainda existam. Aqui vale a máxima: “A esperança é a última que morre!”.

Elvis Presley - FTD King Creole
Original Album: 1 King Creole – take 13 / 2 As Long As I Have You – take 10 / 3 Hard Headed Woman – take 10 / 4 Trouble – take 5 / 5 Dixieland Rock – take 14 / 6 Don't Ask Me Why – take 12 / 7 Lover Doll - take 7 / 8 Crawfish – take 7 / 9 Young Dreams – take 8 / 10 Steadfast, Loyal And True / 11 New Orleans – take 5 / Material Bonus: 12 Danny – take 10 / 13 As Long As I Have You – (movie version) – take 4 / 14 Lover Doll (undubbed EP master) – take 7 / 15 King Creole (First version) - take 3 –16 Steadfast, Loyal And True (First version) – take 6 / 17 As Long As I Have You (unused movie version) – take 8 / 18 King Creole (First version) – take 18 / 19 Steadfast, Loyal And True (undubbed version).

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 10 de junho de 2024

Elvis Presley - Elvis & Sophia Loren

Elvis estava tranquilamente sentado no refeitório da Paramount Pictures, durante uma pausa nas filmagens do filme "King Creole" (Balada Sangrenta) quando foi interrompido em sua refeição por Sophia Loren. Ela foi até Elvis para se apresentar pessoalmente. Já que ninguém apresentava os dois, ela decidiu que iria lá conhecer Elvis de qualquer jeito. "Olá Elvis, sou Sophia Loren!". Elvis se levantou, como bem determinava a educação sulista, apertou a mãe da atriz e respondeu: "É um prazer conhecê-la". Claro que Elvis sabia quem era Sophia Loren, já que ela estava se tornando uma das atrizes mais populares do cinema americano.

Sophia se sentou ao lado de Elvis e após um pequeno bate papo com o cantor viu se aproximando o fotógrafo Bob Willoughby. Esse não perdeu tempo, vendo ali duas estrelas do cinema juntas. Apontou sua câmera e saiu tirando uma série de fotos! Para sua surpresa Sophia Loren pulou então no colo de Elvis, que visivelmente ficou até um pouco constrangido com o avanço da atriz. Ele então  começou a dar risada. Sophia Loren decidiu despentear  completamente o cabelo de Elvis, enquanto as fotos iam sendo tiradas... foi um momento de pura diversão e desconcentração para todos que estavam ali. Sophia Loren estava claramente provocando Elvis, de um jeito até bem pouco sutil.

Entre risadas, beijos e abraços, Elvis acabou perdendo sua refeição, mas em compensação se divertiu muito também. Sophia Loren pareceu muito contente, provocando Elvis, dizendo que havia ouvido falar que ele era "um rapaz muito bonzinho". Aos 23 anos de idade Elvis obviamente entendeu bem os avanços da atriz, mas preferiu apenas se divertir com a situação. Anos depois a atriz contou em uma entrevista que seu objetivo era mesmo dar uns amassos em Elvis, convidar ele para jantar e depois levar para a cama o famoso rockstar, mas pelo visto seus planos não deram muito certo. Ela lamentou depois dizendo: "Que pena que ele não era um homem italiano!". Outra coisa que chamou a atenção de Sophia Loren foi a beleza de Elvis. Ela disse: "Elvis era muito mais bonito pessoalmente do que nas fotos! Foi um dos homens mais bonitos que ja conheci na minha vida!".

Elvis, por sua vez, elogiou a atriz afirmando: "Eu assisti a todos os filmes dela. Só que ela me disse que só havia assistido um dos meus filmes!" Depois de rir um pouquinho, Elvis disse: "Tudo bem! Espero que depois possa trabalhar ao seu lado no cinema, depois que eu voltar do exército e retomar minha carreira". Teria sido sem dúvida uma boa parceria no cinema, mas infelizmente nunca aconteceu. Elvis e Sophia Loren eram ambos contratados pela Paramount Pictures e teria sido fácil produzir um filme com o casal. Bastava ter vontade. Só que isso não passou pela cabeça do produtor Hall Wallis. Ele perdeu a oportunidade de unir o Rei do Rock e a estrela italiana em um mesmo filme. Teria sido muito interessante, tanto para os fãs de rock como para os fãs de cinema da época.

Pablo Aluísio.


terça-feira, 4 de junho de 2024

Elvis Presley - King Creole - Texto II

Falando sinceramente Elvis Presley nunca contou com a boa vontade dos críticos de cinema ao longo de sua carreira. Via de regra seus filmes e suas atuações eram criticadas severamente pelos especialistas da sétima arte. Porém como toda regra tem exceção, em "Balada Sangrenta" (King Creole, 1958) ele finalmente recebeu elogios. As razões são muitas e até bem diferentes entre si. "King Creole" era cinema puro, cinema de qualidade. O fato do protagonista ser interpretado por um rockstar era um mero detalhe. Penso que os fãs de cinema sempre rejeitaram quando ídolos da música tentaram fazer sucesso nesse campo cultural. Havia uma barreira entre as artes. Quem era do cinema estava dentro. Quem era do mundo da música teria que suar para provar seu valor.

Só que ficou mesmo complicado tecer a lenha nesse filme, principalmente quando se tinha Michael Curtiz como diretor. Ele era um símbolo da era de ouro do cinema americano. Dirigiu dezenas de grandes filmes, entre eles "Casablanca", considerada uma obra-prima absoluta das telas. Arrasar com "King Creole" significava arrasar também com Michael Curtiz e isso definitivamente estava fora de cogitação entre os críticos e entre os cinéfilos. Assim eles todos tiveram que reconhecer os méritos do filme, mesmo que para isso precisassem engolir Elvis Presley no elenco.

E a trilha sonora do filme? Outra surpresa maravilhosa. O puro Rock foi deixado um pouco de lado, ou melhor dizendo, as faixas fortes ainda estariam presentes no disco, mas com outra sonoridade. Não havia mais como a banda tradicional de Elvis dar conta dos arranjos, por isso um grupo enorme de músicos foi contratado pela RCA Victor. A maioria deles eram músicos de jazz, de New Orleans. Justamente o tipo de artista que essas músicas pediam. De fato essa sessão de gravação foi a mais peculirar e ímpar da carreira de Elvis até aquele momento. Um tipo de som que ele nunca havia feito antes em sua vida.

E apesar de ser uma espécie de novato nesse tipo de sonoridade, Elvis se deu bem. Ele apenas entendeu que deveria continuar a ser o mesmo cantor de antes. Os arranjos de metais ao seu lado seriam apenas um bônus. E não deixava de ser curioso também que não fazia muito tempo Elvis havia criticado sutilmente o jazz numa entrevista. O jornalista perguntara a ele se gostava de jazz. Elvis respondeu que não. Não iria falar mal do estilo musical, mas que na verdade não ouvia jazz, não gostava e não o entendia muito bem. É de se estranhar que de todos os ritmos musicais Elvis tenha implicado logo com o jazz. Em Memphis esse tipo de música era até bem comum. Só que Elvis parecia bem mais à vontade cantando gospel, blues ou country. O jazz definitivamente não fazia a cabeça daquele jovem de vinte e poucos anos. Porém lá estava ele nos estúdios da RCA Victor, gravando o seu disco mais jazzístico de sua carreira.

Essa trilha sonora do filme "King Creole" (Balada Sangrenta, no Brasil) é realmente muito boa. Os compositores e arranjadores tinham a complicada missão de unir o som de New Orleans e seu cenário musical mais do que rico, com a sonoridade do novo gênero musical que estava nascendo, o Rock. Não era algo fácil de fazer, mas ouvindo esse disco nos dias atuais chegamos facilmente na conclusão de que todos os envolvidos, criadores e músicos, conseguiram o que estavam procurando, com enorme êxito.

Basta colocar o disco para tocar e ouvir as primeiras notas da música tema, "King Creole", para perceber que vinha coisa muito boa por aí. Essa canção foi encomendada especialmente para a dupla Leiber e Stoller. Eles já tinham uma parceria de enorme sucesso ao lado de Elvis. Basta lembrar da trilha sonora anterior, "Jailhouse Rock" para bem entender que essa união de talentos tinha dado mais do que certo. Essa é uma faixa forte, com arranjos marcantes e letra relevante. Nada de bobagens, apenas um recado duro e visceral. Interessante é que a interpretação de Elvis da música no filme é um tanto convencional, dentro dos padrões. Para uma música tão marcante o diretor Curtiz deveria ter pensado em algo mais forte, contundente.

E as semelhanças de fórmula com outras trilhas sonoras continuavam. Afinal o que era "Lover Doll" a não ser uma nova tentativa de repetir o êxito de Teddy Bear. Só que havia um diferencial por aqui. O personagem de Elvis no filme era um sujeito que vivia em uma linha divisória bem clara, entre ser um bom rapaz ou cair na marginalidade. Na cena do filme ele canta e encanta com essa canção de tema tão pueril enquanto seus comparsas de quadrilha roubam a loja. Pois é meus caros, penso que esse personagem Danny Fisher foi o papel mais forte e marcante de Elvis no mundo do cinema. Falavam muito em James Dean, mas o Danny de Elvis estava mais para um jovem James Cagney, o ator que mais interpretou gângsters famosos nas telas de cinema.

E apesar de Danny ser um cara forjado nas ruas, vivendo em espeluncas administradas pela máfia, ele tentava vencer na vida com os estudos. A família dele acreditava que apenas a formação educacional iria salvar ele do mundo do crime, o que era uma visão certa do mundo naquela fase histórica. Só que ele tinha dois lados. Em uma cena poderia representar o bom moço, para em outra se envolver com pequenos crimes, furtos e coisas do tipo. Para representar o lado bom de Danny, a trilha sonora trazia a canção "Steadfast, Loyal and True", algo como uma espécie de hino escolar, muito tradicional nos Estados Unidos. Os jovens aprendiam a música da escola e depois que se formavam esses temas musicais funcionavam como boas lembravas, como símbolo de nostalgia dos tempos colegiais. Elvis cantou a música praticamente sozinho, com o mínimo de acompanhamento. Um bom momento do disco para curtir apenas sua voz, sem banda e grupo de apoio. Ficou bem bonito.

A gravação da música "Crawfish" trouxe uma novidade dentro da discografia de Elvis. Era a primeira vez que o cantor dividia os microfones com uma cantora. Acontece que o Coronel Parker era completamente contrário a Elvis realizar duetos em seus discos. Na visão do empresário isso diminuía Elvis, o seu prestígio como artista. Elvis deveria vender discos apenas com seu talento, sem precisar de ninguém. Era um tipo de orgulho sem sentido que o Coronel trazia dos seus dias de homem de circo, de gerenciador de artistas de parques de diversões. Uma coisa até mesmo bizarra se formos analisar bem.

Só que no caso dessa canção não havia outra alternativa. Elvis cantava a bela música em uma sacada em New Orleans enquanto uma senhora negra passava pela rua vendendo lagostim. Ela anunciava seus produtos à venda cantando, ao qual o personagem de Elvis respondia, também cantando. Uma bela cena, evocativa do dia a dia daquela cidade, de seus vendedores ambulantes e dos hábitos culinários da região. Quando foi a hora de decidir se a música traria ou não a participação da cantora Kitty White no álbum, o Coronel tentou tirar a participação dela da trilha sonora. Só que isso iria deixar a música sem sentido. Assim a RCA e a Paramount Pictures decidiram que ela estaria sim no disco e como eles mandavam por questões contratuais, a decisão foi mantida. Sabiamente ninguém deu ouvidos aos absurdos do Coronel. Até porque isso também poderia ser interpretado como uma questão de racismo, o que iria pegar muito mal perante os fãs de Elvis.

De todas as músicas de "King Creole" a única que Elvis levou em frente na sua carreira foi "Trouble". Ela inclusive iria ter uma importância incrível dentro do NBC TV Special em 1968. De fato é uma canção com vida própria, que poderia ser mesmo aproveitada dentro da carreira de Elvis dissociada desse filme e do contexto onde ela era apresentada no cinema. A letra também era ideal para o personagem de Elvis em "Balada Sangrenta", uma vez que ele tinha seu lado sombrio, vinculado ao submundo do crime em New Orleans. Aliás os únicos personagens de Elvis no cinema que tinham esse lado mais perigoso e criminal eram justamente o Danny de "King Creole" e o Vince de "Jailhouse Rock", não por acaso seus papéis mais fortes na sétima arte.

"As Long As I Have You" é uma boa balada do disco. Não teve muito uso fora da trilha sonora do filme. Todos os filmes de Elvis tinham sua dose de canções românticas. Fazia parte do pacote, afinal naqueles tempos os filmes de Elvis poderiam ser considerados como romances musicais (em alguns casos, comédias musicais), onde seus personagens invariavelmente tinham que cortejar a mocinha do filme, namorar com ela, tudo para encantar seu público feminino na época que no caso era formado nessa fase de sua carreira por uma imensa maioria de adolescentes. Fazia parte dos roteiros ter sempre uma ou mais cenas românticas onde essas baladas se encaixavam perfeitamente bem.

Colocar Elvis para cantar temas de jazz, ao estilo da Louisiana, não foi algo simples na época. Para quem não sabe esse estado americano tem uma das culturas mais singulares dos Estados Unidos. Nada se compara com a riqueza cultural (logo, musical também) dessa região. Muitos tinham receios de que Elvis iria ser massacrado pela onda de críticas que viria quando o disco chegasse nas lojas. Afinal aquela sonoridade não tinha nada a ver com os discos anteriores que Elvis havia gravado. Era algo novo, pantanoso para ele naquele momento da carreira. Elvis poderia passear facilmente pelo country, pelo gospel, pelo blues e pelo rock. Afinal nesses ritmos ele estaria em casa. Mas uma trilha sonora com elementos de jazz? Era outra história.

Felizmente os compositores, arranjadores e produtores desse álbum tiveram o bom senso de mesclar o estilo de Elvis com o estilo da Louisiana. E não é que deu certo mesmo! Basta ouvir a canção "New Orleans" para entender bem isso. Os arranjos de metais estão todos lá, mas também há o estilo único de Elvis cantar, os Jordanaires e parte de sua banda original. É uma mistura que parecia ser impossível, mas que no final deu certo. Mesmo que os jovens fãs de Elvis viessem a estranhar certos aspectos dessa trilha sonora, eles não iriam detestar o que iriam ouvir. Conseguiram chegar em um bom equilíbrio, algo que muitos achavam que não iria dar certo.

E para suavizar ainda mais tudo, havia o lote de músicas românticas cantadas por Elvis, faixas como "Don't Ask Me Why". Imagine para uma fã adolescente de Elvis nos anos 1950, apaixonada platonicamente por seu ídolo, ouvindo versos como "Eu vou continuar lhe amando / Não me pergunte o porquê / você é tudo o que estou desejando / Não diga adeus / Eu preciso de você mais e mais...". Claro, as jovens iam nas nuvens, sonhando com o "namorado perfeito" que era o próprio Elvis. Isso iria superar qualquer estranhamento que elas viessem a ter com os arranjos fora do padrão desse álbum "King Creole". 

Também me chama a atenção que uma parte das canções dessa trilha sonora eram bem mais convencionais do que as chamadas típicas de New Orleans. Essas poderiam estar em qualquer outro disco ou álbum normal de Elvis, sem problemas. Algumas vezes havia um mix, como em "Young Dreams". Aqui havia uma letra bem mais mediana, com pequenos, leves toques e nuances, para lembrar só um pouquinho do jazz do sul. Essa faixa aqui sempre me lembrou muito de "Young and Beautiful" pois as duas falam de romances juvenis, de amores de adolescentes. A juventude é louvada, aclamada, colocada em um pedestal. Elvis canta que tem jovens lábios para beijar, jovens braços para abraçar sua amada. E convida sua namorada para viverem juntos jovens sonhos de amor ao seu lado. Nada como um amor adolescente, na flor da idade, meus caros. As fãs de Elvis da época, nem preciso dizer, suspiravam ao ouvirem esses versos...

Então chegamos na faixa "Dixieland Rock". Antes de qualquer coisa cabe a pergunta: O que é Dixieland? Dixieland é um lugar que não existe no mundo real. É como Avalon. É um símbolo, uma imagem, uma localidade no imaginário de todo norte-americano nascido no sul dos Estados Unidos. Dixieland é um lugar nenhum e ao mesmo tempo são todos os lugares. Todas as cidades do sul são Dixieland, embora nenhuma delas seja de fato Dixieland. Dixieland é o sentimento de regionalidade, de pertencer ao sul. Quando um sulista nascido nos Estados Unidos diz que nasceu em Dixieland, todos entendem. Ele nasceu no sul, não importando qual estado e cidade ele efetivamente nasceu.

New Orleans é no sul. New Orleans então está em Dixieland. Agora o interessante é que a cultura de New Orleans é tão própria que podemos dizer que se existe uma cidade sulista que seja bem diferente do resto do sul, essa seguramente é New Orleans. Aqui há forte herança da cultura negra, dos escravos que chegaram no novo mundo nas caravelas dos escravocratas das fazendas de algodão do sul. Nesse novo mundo os negros mantiveram seus costumes, sua cultura e sua música. Ao mesmo tempo eles trouxeram para si parte também da cultura francesa, pois a  Louisiana pertenceu por muitos anos à coroa francesa, daí vem seu nome, a terra de Louis, rei da França.

"Dixieland Rock" é uma boa gravação de King Creole, o álbum, mas também temos que convir que com todo esse peso cultural que caiu sobre ela, as coisas se tornaram um pouco turvas. É um bom momento do disco, um momento cheio de vibração e energia, com Elvis em pleno pique. Só não vale tentar comparar com a herança cultural que o nome Dixieland evoca, até porque aí seria realmente até mesmo uma covardia. Séculos e séculos de cultura esmagariam esse música pop / rock da nascente cultura roqueira da década de 1950.

E sobre "Hard Headed Woman", que já tive oportunidade de escrever, não vejo muita salvação. O ritmo é muito bom, muito positivo, pra frente, go, go, go... Só que convenhamos... a letra é realmente péssima. A própria expressão que dá título à música soaria de mau gosto nos dias de hoje. Soaria vulgar, de cultura rasteira. Aqui foi desperdiçado o bom trabalho vocal de Elvis e sua banda, além dos instrumentistas da orquestra de metais que o acompanhou. Tudo isso para chamar uma jovem senhorista de "mulher cabeça-dura"? Não, não me soa interessante. Um momento anacrônico de uma trilha sonora muito boa. Essa música porém merece ser esquecida por trazer uma letra de quinta série.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 31 de maio de 2024

Elvis Presley - King Creole - Texto I

Trilha sonora do quarto filme da carreira de Elvis Presley. No Brasil foi intitulado como "Balada Sangrenta" e está disponível nas locadoras de vídeo. Este é considerado seu melhor momento no cinema como ator e se tornou o filme preferido do próprio Elvis. De certa forma Presley iria passar o resto de sua carreira cinematográfica lamentando não participar de um filme tão bem elaborado como este. O roteiro foi originalmente escrito para ser estrelado pelo astro James Dean, porém com sua morte o projeto foi cancelado. Pouco depois o produtor Hal Wallis resolveu levá-lo à tela com Elvis no papel principal e Michael Curtiz na Direção. Curtiz foi uma lenda do cinema norte americano tendo dirigido um dos maiores clássicos de todos os tempos: o filme "Casablanca" com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Para tanto foram feitas algumas alterações no roteiro, como a mudança da estória de Danny Fischer que passou de boxeador para cantor nas horas vagas em um club de New Orleans, visando claro, adaptar a inclusão de Elvis no projeto.

"King Creole" (balada sangrenta, 1958) foi um grande sucesso de público e crítica pois vários nomes influentes da imprensa teceram elogios à atuação de Elvis, sendo que este foi um dos pouquíssimos filmes do cantor em que ele não foi criticado severamente. Infelizmente Presley iria deixar seus dias de Marlon Brando para trás e a partir de 1960 iria estrelar várias comédias musicais que não iriam fazer jus ao seu talento, salvando-se neste período poucos momentos realmente memoráveis como "Viva Las Vegas" (amor a toda velocidade, 1964), "Blue Hawaii" (feitiço havaiano, 1961) ou "G.I.Blues" (saudades de um pracinha, 1960). "Balada Sangrenta" é o último filme de Elvis antes do cantor seguir rumo à Alemanha, onde iria cumprir seu serviço militar. Estas são as músicas do LP "King Creole" (LPM 1884):

KING CREOLE (Jerry Leiber / Mike Stoller) - Música Título do filme escrita pela dupla Leiber e Stoller. Como este filme é ambientado em New Orleans, os produtores providenciaram um conjunto de metais que caracterizasse o ritmo da Louisiana, o que faz este disco possuir um som único e singular dentro da discografia de Elvis. King Creole sem dúvida é uma de suas melhores trilhas pois a qualidade de suas músicas acompanhou o alto nível artístico do filme. Foram gravadas duas versões diferentes desta canção: uma no dia 15 de janeiro de 1958 e outra no dia 23 do mesmo mês. A versão presente no disco é a segunda. Foi lançada também num Extended Play intitulado "King Creole vol.1" em Setembro de 1958.

AS LONG AS I HAVE YOU (Fred Wise / Ben Weisman) - Música escrita pela dupla que iria compor a grande maioria das canções dos filmes de Elvis nos anos sessenta. Esta foi também lançada no EP "King Creole Vol.1" em Setembro de 1958 atingindo o primeiro lugar na parada norte-americana! Foram gravadas duas versões diferentes: Uma para o filme e outra que iria fazer parte da trilha sonora. Ambas foram produzidas no dia 16 de janeiro de 1958 nos estúdios Radio Recorders.

HARD HEADED WOMAN (Claude DeMetrius) - Esta foi lançada em single junto com "Dont Ask me Why" em Junho de 1958 atingindo o segundo lugar na parada da revista Billboard e primeiro na Inglaterra. Trata-se de um Rock'n'Roll rápido com um acompanhamento de metais que se sobressaem no conjunto. Foi gravada no dia 15 de janeiro de 1958. Aqui está um caso raro no mundo da música, um exemplo perfeito de "Jazz-Rock".

TROUBLE (Jerry Leiber / Mike Stoller) - A melhor música da trilha e também a mais conhecida. Trouble é uma preciosidade composta por Leiber e Stoller em que o ritmo e o conteúdo de sua letra caiu como uma luva para a história do personagem Danny Fisher, um garoto correto que tenta sobreviver numa New Orleans infestada de Gangsters. Esta também foi utilizada no memorável "Comeback Special" de 1968 fazendo parte de sua trilha. Porém sem sombra de dúvida "Trouble" vai ficar imortalizada nesta versão gravada por Elvis no dia 15 de Janeiro de 1958. "Se você procura por encrenca, veio ao lugar certo!"

DIXIELAND ROCK (A Schroder / R Frank) - Deixe-se levar pelo balanço de Dixieland e aproveite esta linda canção que nos leva a um belíssimo arranjo de metais. Todos os momentos deste disco tem por finalidade nos levar a respirar o espírito jazzístico da Louisiana e esta música cumpre seu papel. A canção "Dixieland Rock" foi lançado num single britânico com "King Creole" no lado A atingindo o segundo lugar na parada de Vossa majestade.

DON'T ASK ME WHY (Fred Wise / Ben Weisman) - Abrindo o lado B do disco temos esta canção que foi lançado no único single norte-americano extraído do disco. "Não me pergunte o porquê" de ela ter sido escolhida para compor o compacto junto com "Hard Headed Woman" pois é fato notório que há músicas muito melhores na trilha. Digno de nota no filme é a atuação magistral do ator Walter Matthau, aqui interpretando um vilão, bem distante dos papéis de comediante que o imortalizaram para sempre. Na foto acima: Elvis e Matthau se enfrentam em "King Creole".

LOVER DOLL (S.Wayne / A.Silver) - Deliciosa música que sem dúvida é uma das melhores da carreira cinematográfica do Rei do Rock'n'Roll. Elvis a canta no filme com a finalidade de distrair os clientes e funcionários de uma loja enquanto membros de um grupo de delinquentes furtam alguns objetos! De quebra o Rei encontra o grande amor de sua vida. Fez parte também do bem sucedido compacto duplo "King Creole vol.1". Canção composta para todas as bonequinhas do mundo.

CRAWFISH (Fred Wise / Ben Weisman) - Música que abre o filme e que Elvis divide os vocais com a maravilhosa cantora negra Kitty White. A letra trata de forma singela dos costumes culinários típicos de New Orleans. É o primeiro dueto da carreira de Elvis a aparecer em um disco oficial, posteriormente ele iria dividir os microfones com a estupenda Ann Margret em "Viva Las Vegas" (amor a toda velocidade, 1964) , com Juliet Prowse em "G.I.Blues" (saudades de um pracinha, 1960), com Nancy Sinatra em "Speedway" (o bacana do volante, 1968) e com Donna Douglas em "Frankie e Johnnie" (entre a loira e a ruiva, 1966).

YOUNG DREAMS (M.Kalmanoff / A.Schroder} - Mais um grande momento do disco que faz jus ao maravilhoso filme que é "Balada Sangrenta". Elvis, ou melhor Danny Fischer, a apresenta no night club num momento especialmente difícil para o personagem. Foi gravada no dia 23 de janeiro de 1958 em Hollywood. Um segundo EP extraído da trilha foi lançado em setembro de 1958 atingindo também o primeiro lugar com esta música incluída nele.

STEADFAST, LOYAL AND TRUE (Jerry Leiber / Mike Stoller) - Todo colégio norte-americano possui uma "alma mater" que é uma espécie de hino escolar. Pois bem, no filme Danny é desafiado a cantar por Walter Matthau para provar que ele realmente sabia cantar! A lamentar apenas o fato de a trilha só contar com três músicas dos geniais Leiber/Stoller. É um momento muito interessante do disco pois Elvis a canta praticamente sozinho o que faz sua voz se sobressair de forma brilhante.

NEW ORLEANS (S.Tepper / S.Wayne) -"Não há lugar como New Orleans" canta Elvis! Esta é uma ótima despedida para o disco fechando esta trilha com chave de ouro. Esta dupla de compositores iriam escrever praticamente todas as canções da próxima trilha do cantor "G.I.Blues" (saudades de um pracinha, 1960). Este também um dos maiores sucessos de Elvis no Cinema. Foi gravada no dia 15 de janeiro de 1958 em Hollywood.

Elvis Presley - King Creole (1958): Elvis Presley (vocal) / Scotty Moore (guitarra) / Ray Siegel (baixo e tuba) / Bill Black (baixo) / D.J. Fontana (bateria) / Neal Matthews (baixo) / Bernie Matthinson (bateria) / Gordon Stocker (bongôs) / Dudley Brooks (piano) / Mahlon Clark (clarinete) / John Ed Buckner (trumpete) / Justin Gordon (sax) / Elmer Schneider (trombone) / Warren D. Smith (trombone) / Kitty White (vocal) / The Jordanaires (acompanhamento vocal) / Produzido por Steve Sholes / Arranjado por Steve Sholes / Gravado estúdios Radio Recorders, Hollywood / Data de Gravação: 15, 16 e 23 de janeiro de 1958 / Data de Lançamento: agosto de 1958 / Melhor posição nas charts: #2 (EUA) e #4 (UK)

Pablo Aluísio - Agosto de 1999 / revisado e atualizado em novembro de 2001.

terça-feira, 28 de maio de 2024

Elvis Presley - King Creole - Sessão de Gravação

Elvis Presley - King Creole - Sessão de Gravação
Essa sessão de gravação foi bem atípica na carreira de Elvis. Como as músicas do filme eram de sonoridade jazz, o estúdio contratou todo um grupo de jazz de New Orleans para gravar as músicas ao lado de Elvis. Foi a primeira gravação da carreira do cantor onde se reuniu mais de 20 músicos dentro do estúdio para gravar as músicas. Muita gente circulando dentro do Radio Recorders, em West Hollywood, Califórnia. Por ser um trabalho bem diferenciado havia um novo produtor na sala de controle. Era a primeira vez que Elvis trabalharia com Walter Scharf que na realidade trabalhava para a Paramount Pictures. 

E o quadro de músicos era realmente amplo. Da turma básica de Elvis  havia Scotty Moore, Blll Black e DJ Fontana. A RCA Victor enviaria de Nova Iorque o pianista Dudley Brooks. O Jordanaire Neal Matthews também tocou baixo em algumas das faixas. Além de trabalhar também no vocal de apoio junto de seus colegas do The Jordanaires. A cantora Kitty White faria o primeiro dueto na discografia de Elvis. Ela foi até o estúdio cantar junto a Elvis na canção "Crawfish". 

Do terceiro grupo de músicos havia a turma do jazz. A grande maioria deles era de New Orleans e estava na Califórnia contratados especialmente pela RCA para tocar no disco. Teddy Buckner tocou trompete. Mahlon Clark atuou no clarinete. Justin Gordon fez ótimas performances em seu sax. Elmer Schneider recebeu elogios por seu trombone. Ray Siegel tocou tuba. Hoyt Hawkins completava o naipe de metais. 

As sessões de gravações foram realizadas em meados de janeiro de 1958. Depois de prontas as gravações masters foram enviadas para a sede da RCA Victor em Nova Iorque para a produção das cópias da trilha sonora e para a Paramount Pictures em Hollywood onde elas seriam usadas nas cenas do filme. Inclusive os roteiristas teriam que ouvi-las antes para encaixar nas respectivas cenas. E assim o trabalho foi concluído, pelo menos na parte musical. Faltava agora ir para o set de filmagens. 

Pablo Aluísio. 

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Elvis Presley - Hard Headed Woman / Don't Ask Me Why

É complicado entender a razão porque a RCA resolveu lançar “Hard Headed Woman” como a principal música desse único single extraído da trilha sonora de "King Creole". É fato notório e conhecido que a música não tinha mesmo vocação natural para ser um single de sucesso. Em minha opinião esse lugar era reservado mesmo para “Trouble” (com “King Creole” ou até mesmo “As Long As I Have You” no lado B). Tanto isso é verdade que os dois compactos duplos que tinham justamente “Trouble” e “King Creole” como músicas principais acabaram se tornando grandes êxitos de vendas, chegando ao primeiro lugar nas paradas.

Enquanto isso o single “Hard Headed Woman” não conseguia o mesmo sucesso, não alcançando o topo entre os mais vendidos, algo que a RCA Victor vinha apostando quando o colocou no mercado. Os singles (ou compactos simples como eram chamados no Brasil) eram produtos considerados essenciais para o sucesso ou fracasso de um projeto fonográfico. Geralmente eles eram usados como “pontas de lança” no mercado, chegando inicialmente nas lojas para promover as demais músicas do álbum principal que viriam depois com o lançamento do chamado LP.

Definitivamente “Hard Headed Woman” e nem “Don´t Ask Me Why” tinham essa força. Eram canções medianas, não se tornariam grandes hits. Já “Trouble” tinha letra bem escrita e uma performance marcante por parte de Elvis. Tanto que foi utilizada novamente dez anos depois no NBC Special. Outra curiosidade que sempre me chamou a atenção sobre “Hard Headed Woman” é o fato de que no filme “Balada Sangrenta” ela é pessimamente utilizada em cena. Veja, Elvis canta praticamente todas as canções do álbum no filme, mas “Hard Headed Woman” surge incompleta, timidamente, pela metade.

A letra também não ajudava muito sendo bem vazia e até mesmo de certa forma ofensiva para as mulheres de uma maneira em geral.  Que letra péssima! É uma bobagem, se formos pensar bem, fazendo uma viagem ao passado, tentando trazer exemplos rasos de mulheres que foram "cabeça-dura", teimosas. E que besteira de versos são esses que ligam "mulheres de cabeça-dura" a  "homens de coração mole"? Que pobreza poética! Olha, uma besteira sem pé e nem cabeça, vou te contar. Hoje em dia seria vetada por executivos de gravadoras, com certeza absoluta. Assim não dá mesmo para entender porque ele foi alçada como música título desse compacto. Também implico com sua sonoridade que mistura rock com jazz com resultados bem abaixo do que ouvimos em “Trouble”, por exemplo. Enfim, em minha opinião o single foi mal pensado e mal composto. Mais um ponto negativo para ser debitado na conta da RCA Victor.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 21 de maio de 2024

Elvis Presley - King Creole - Letras

King Creole (Jerry Leiber - Mike Stoller) - There's a man in New Orleans / Who plays rock and roll / He's a guitar man / With a great big soul / He lays down a beat / Like a ton of coal / He goes by the name of King Creole / You know he's gone, gone, gone / Jumpin' like a catfish on a pole / You know he's gone, gone, gone / Hip shaking King Creole / When the king starts to do it / It's as good as done / He holds his guitar / like a tommy gun / He starts to growl / From way down his throat / He bends a string / And "that's all she wrote" / Well, he sings a song about a crowded hole / He sings a song about a jelly roll / He sings a song about meat and greens / He wails some blues about New Orleans / Well, he plays something evil / Then he plays something sweet / No matter what he plays / You got to get up on your feet / When he gets the rockin' fever / baby, heaven sakes / He don't stop playin / 'Till his guitar breaks / (Jerry Leiber Music Co / Mike Stoller Music, ASCAP) 2:08 - Data de gravação: 15 de janeiro de 1958 - Local: Radio Recorders Hollywood.

As Long as I Have You (Wise / Weisman) - Let the stars fade and fall / And I won't care at all / As long as I have you / Every kiss brings a thrill / And I know that it will / As long as I have you / Let's think of the future / Forget the past / You're not my first love / But you're my last / Take the love that I bring / Then I'll have everything / As long as I have you / Let's think of the future / Forget the past / You're not my first love / But you're my last / Take the love that I bring / Then I'll have everything / As long as I have you / As long, as long as I have you / (Gladys Music / Erika Publishing, ASCAP) 1:50 - Data de gravação: 16 de janeiro de 1958 - Local: Radio Recorders, Hollywood.

Hard Headed Woman (Claude Demetruis) - Well a hard headed woman, / a soft hearted man / been the cause of trouble / ever since the world began / Oh yeah, ever since the world began / a hard headed woman been / a thorn in the side of man / Now Adam told to Eve, / "Listen here to me / don't you let me catch you / messin' round that apple tree." / Oh yeah, ever since the world began / a hard headed woman been / a thorn in the side of man / Now Samson told Delilah / loud and clear / "Keep your cotton pickin' fingers / out my curly hair." / Oh yeah, ever since the world began / a hard headed woman been / a thorn in the side of man / I heard about a king / who was doin' swell / till he started playing / with that evil Jezebel / Oh yeah, ever since the world began / a hard headed woman been a thorn in the side of man / I got a woman, / a head like a rock / If she ever went away / I'd cry around the clock / Oh yeah, ever since the world began / a hard headed woman been / a thorn in the side of man / (Gladys Music, ASCAP) 1:53 - Data de gravação: 15 de janeiro de 1958 - Local: Radio Recorders, Hollywood.

Trouble (Leiber - Stoller) - If you're looking for trouble / You came to the right place / If you're looking for trouble / Just look right in my face / I was born standing up / And talking back / My daddy was a green-eyed mountain jack / Because I'm evil, my middle name is misery / Well I'm evil, so don't you mess around with me / I've never looked for trouble / But I've never ran / I don't take no orders / From no kind of man / I'm only made out / Of flesh, blood and bone / But if you're gonna start a rumble / Don't you try it on alone / Because I'm evil, my middle name is misery / Well I'm evil, so don't you mess around with me / I'm evil, evil, evil, as can be / I'm evil, evil, evil, as can be / So don't mess around don't mess around don't mess around with me / I'm evil, I'm evil, evil, evil / So don't mess around, don't mess around with me / I'm evil, I tell you I'm evil / So don't mess around with me / Yeah / (Jerry Leiber Music Co / Mike Stoller Music, ASCAP) 2:16 - Data de gravação: 15 de janeiro de 1958 - Local: Radio Recorders Hollywood.

Dixieland Rock (Schroeder - Frank) - Well down in New Orleans at the Golden Goose / I grabbed a green-eyed dolly that was on the loose / Well I dig that music, well she said me too / I said pretty baby come on and let's do / The Dixieland rock / Well the Dixieland rock / Let your hair down Sugar, shake it free / And do the Dixieland rock with me / With the blue light shining on her swinging hips / She got the drummer so nervous that he lost his sticks / The cornet player hit a note that's flat / The tromboner hit him while the poor cat sat / The Dixieland rock / Well the Dixieland rock / Let your hair down Sugar, shake it free / And do the Dixieland rock with me / I was all pooped out and when the clock struck four / But she said no daddy can't leave the floor / She wore a clinging dress that fit so tight / She couldn't sit down so we danced all night / The Dixieland rock / Well the Dixieland rock / Let your hair down Sugar, shake it free / And do the Dixieland rock with me / Let your hair dance Sugar, shake it / And do the Dixieland rock with me / (Gladys Music / Rachel's Own, ASCAP) 1:46 - Data de gravação: 16 de janeiro de 1958 - Local: Radio Recorders Hollywood.

Don't Ask Me Why (Wise - Weisman) - I'll go on loving you / Don't ask me why / Don't know what else to do / Don't ask me why / How sad my heart would be / If you should go / Though you're not good for me / I want you so / It's not the kind / Of love I dream about / But it's the kind / That I can't live without / You're all I'm longing for / Don't say good-bye / I need you more and more / Don't ask me why / I need you more and more / Don't ask me why / (Gladys Music / Erika Publishing, ASCAP) 2:06 - Data de gravação: 16 de janeiro de 1958 - Local: Radio Recorders Hollywood.

Lover Doll (Wayne - Silver) - Lover doll, oh lover doll / Lover doll, lover doll / You're the cutest lover doll / That I ever did ever see / Let me tell you lover doll / You were meant, just meant for me / On the first time that I saw you / How I fell for your cuddly charms / Lover doll I'm crazy for you / Let me rock you in my arms / I'm so glad I found you / Never thought dollies came full grown / I'm gonna tie a ribbon around you / Wrap you up and take you home / I would never treat you badly / Like a cast away broken toy / Lover doll I love you madly / Let me be your lover boy / I'm so glad I found you / Never thought dollies came full grown / I'm gonna tie a ribbon around you / Wrap you up and take you home / I would never treat you badly / Like a cast away broken toy / Lover doll I love you madly / Let me be your lover boy / Lover doll, lover doll / Lover doll, lover doll / Lover doll, lover doll / Let me be your lover boy / Lover doll, lover doll / Lover doll, lover doll / Lover doll, lover doll / Let me be your lover boy / Let me be your lover boy / Let me be your lover boy / (Gladys Music / Holly Hill, ASCAP) 2:09 - Data de gravação: 16 de janeiro de 1958 - Local: Radio Recorders Hollywood.

Crawfish (Weis - Weisman) - Crawfish / Well I went to the bayou just last night / There was no moon but the stars were bright / Put a big long hook on a big long pole / And I pulled Mr. Crawfish out of his hole / Crawfish / See I got him, see the size / Stripped and cleaned before your eyes / Sweet meat look, fresh and ready to cook / Crawfish / Now take Mr. Crawfish in your hand / He's gonna look good in your frying pan / If you fry him crisp or you boil him right / He'll be sweeter than sugar when you take a bite / Crawfish / (Gladys Music / Erika Publishing, ASCAP) 1:38 - Data de gravação: 15 de janeiro de 1958 - Local: Radio Recorders Hollywood.

Young Dreams (Kalmanoff - Schroeder) - (Young dreams of love, young dreams of love) / Young dreams (Young dreams, young dreams) / My heart is filled with young dreams (dreams) / And I'm longing to / Share them all with you / In my eyes, (my eyes, my eyes) / Oh can't you see in my eyes (in eyes) / That you're the only one who / Can make my young dreams come true / I have young arms / That wanna hold you (hold you) / Hold you oh so tight / I have young lips (lips) / That want to kiss you (kiss you) / Kiss you morning noon and night / Take my hand (my hand my hand) / Oh darling take my hand (take hand) / And let me make you a part / Of all my young dreams of love / I have young arms / That wanna hold you (hold you) / Hold you oh so tight / I have young lips (lips) / That want to kiss you (kiss you) / Kiss you morning noon and night / Take my hand (my hand my hand) / Oh darling take my hand (take hand) / And let me make you a part / Of all my young dreams of love / A part of all of my young dreams of love / (Young dreams of love, young dreams of love) / (Rachel's Own / Dandy Grifters, ASCAP) 2:23 - Data de gravação: 15 de janeiro de 1958 - Local: Radio Recorders Hollywood.

Steadfast, Loyal and True (Leiber - Stoller) - Farewell, Royal High School, / We'll remember you / Dear alma mater / We're steadfast, loyal, and true / As we go onward / In the lives we lead / Your light will guide us / Your motto is our creed / We will look back fondly / At your ivy walls / Recalling precious moments / Within your hallowed halls / Farewell, Royal High School / We'll remember you / Dear alma mater / We're steadfast, loyal, and true / (Jerry Leiber Music Co / Mike Stoller Music, ASCAP) 1:15 - Data de gravação: 15 de janeiro de 1958 - Local: Radio Recorders Hollywood.

New Orleans (Tepper - Bennett) - You'll never know / What heaven means / Until you've been down to New Orleans / You ain't been livin' till you cuddle and coo / With some black-eyed baby by de old bayou / You've never seen / You've never seen those Cupid doll queens / Like they got 'em in New Orleans / And, ooh, they love you like no-one can / It makes you awful glad that you were born a man / If-if-if you ain't been there / Then you ain't been nowhere / The livin's lazy and the lovin's fine / If you feel low down / So help me Hannah / You should lose the blues in Loui-si-i-si-ana / Get the lead / Get the lead out of your jeans / And hot foot it down, hot foot down to where? / New Orleans / Louisiana baby tells you stay awhile / Live it up, love it up, southern style / Way down in New New Orleans / (Gladys Music, ASCAP) 2:09 - Data de gravação: 16 de janeiro de 1958 - Local: Radio Recorders Hollywood. 

Pablo Aluísio.