terça-feira, 15 de agosto de 2023

Elvis Presley - Os Singles de 1956

Não é segredo para ninguém que 1956 foi um dos anos mais bem sucedidos na carreira de Elvis Presley. Ele foi contratado pela RCA Victor logo no começo do ano e a partir daí logo se tornou um dos maiores vendedores de discos dos Estados Unidos. No total, em 1956, a RCA colocou no mercado 11 singles de Elvis! De fato, um exagero. Nenhum outro artista teve tantos singles lançados como Elvis naquele ano. Olhando mais de perto porém podemos tirar outras conclusões. A história não foi bem assim. Nem tudo era inédito.

Seis deles eram meras reprises extraídas do primeiro álbum de Elvis no selo. São eles: "Blue Suede Shoes / Tutti Frutti" (grande sucesso no Brasil), "I Got a Woman / I'm Counting On You" (com o sucesso de Ray Charles no lado A), "I'll Never Let You Go / I'm Gonna Sit Right Down and Cry" (com o lado B fazendo sucesso na Inglaterra), "I Love You Because / Trying to Get You" (duas baladas country), "Just Because / Blue Moon" (com canções dos tempos da Sun) e finalmente "Money Honey / One-Sided Love Affair" (duas faixas gravadas já com Elvis trabalhando na RCA Victor).

O primeiro single inédito mesmo foi lançado logo no começo do ano e trazia "Heartbreak Hotel / I Was The One". Na primeira canção o produtor Steve Sholes deliberadamente quis copiar o som da Sun Records. O estilo, digamos, nebuloso, não agradou aos executivos da RCA em Nova Iorque. Aquela coisa toda envolvendo um bilhete de suicídio e solidão não era bem o que a gravadora queria quando contratou Elvis. Só que o compacto fez um tremendo sucesso, chegando ao topo da parada Billboard. A crítica também ficou impressionada com a performance de Elvis. O segundo single inédito do ano surgiu nas lojas com a dobradinha "I Want You, I need You, I Love You / My Baby Left Me". O lado A era uma balada bem romântica e fez sucesso, inclusive com Elvis a apresentando para a nação em rede nacional de televisão. Curiosamente Elvis a tinha gravado numa sessão turbulenta. O avião que o havia levado para o estúdio quase caiu e ele estava bem nervoso no dia.

O maior sucesso comercial de Elvis em 1956 veio com o single "Don't Be Cruel / Hound Dog". Em poucos dias o single explodiria em vendas, vendendo rapidamente cinco milhões de cópias, algo que deixou a RCA completamente surpresa. Aquele cantor de Memphis tinha mesmo faro para o sucesso. Desnecessárias maiores apresentações, esse single foi um hit absoluto de sua discografia, criando a imagem do roqueiro rebelde que Elvis iria construir nos anos 50. "Shake, Rattle and Roll / Lawdy, Miss Clawdy" também manteve esse seu lado rocker mais em evidência. Como o single anterior havia vendido muito a RCA Victor tinha esperanças que iria conseguir o mesmo êxito comercial. Ficaram apenas nas esperanças. Porém não era motivo para se lamentar. O ano terminou com outro grande sucesso nas rádios, "Love Me tender / Anyway You Want Me" se tornaria um clássico dos anos 50. O lado A vinha para promover a estreia de Elvis em Hollywood. As fãs, nem é preciso dizer, amaram o lado mais românico da canção. Assim Elvis fechava o ano com chave de ouro, fazendo o mesmo sucesso que havia começado. Em pouco tempo ele havia se tornado o cantor mais popular da América.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Elvis Presley - RCA Victor Studios II

Em setembro de 1956 Elvis entrou em estúdio para gravar seu segundo LP. O clima era bem diferente daquele que ele enfrentou na gravação de seu primeiro disco, as coisas agora seriam diferentes. Para começar Elvis deixava de ser apenas uma promessa para a RCA, ele havia se tornado o bem mais precioso da milionária gravadora, tratado com todo o respeito e reverência. Com o sucesso de seu primeiro álbum Elvis deixou de ser apenas "um garoto metido" e sua música não era mais apenas uma piada nos corredores da multinacional. Elvis rapidamente se tornou o maior vendedor de discos da Victor, deixando nomes consagrados para trás. E isso tudo aconteceu em um curto espaço de tempo, na verdade Elvis deixou de ser um artista desconhecido e sua fama se tornou mundial em apenas poucos meses, praticamente da noite para o dia. Pode ter certeza que tudo iria mudar de agora em diante.

A RCA resolveu mudar seu modo de lidar com Elvis, todos seus desejos e exigências seriam atendidas sem a menor contestação, a gravadora inclusive deu carta branca para Elvis mudar de produtor, já que Steve Sholes não havia se dado muito bem com o cantor nas gravações do disco anterior.

Mas Elvis não fez nada, não exigiu a dispensa de Sholes e nem mudou sua postura se tornando arrogante ou algo parecido, Elvis continuou como antes. Na realidade ele só queria uma coisa: que o deixassem em paz para ele produzir seus discos e escolher a seleção das músicas de seu segundo trabalho. Scotty Moore relembra: "Elvis não iria despedir Steve Sholes, apesar dele ter sido um pouco grosseiro nas primeiras gravações. Elvis não iria se sentir bem mandando alguém para o olho da rua, não era o estilo dele". Sholes ficou, mas ficou em segundo plano. Elvis iria trazer outras pessoas de sua confiança para ajudar nas gravações como os compositores Leiber e Stoller e iria ouvir mais seus músicos, inclusive Chet Atkins que ele conheceu na Victor mas que sempre trazia boas sugestões para os takes. Curiosamente nos anos seguintes, com o afastamento de Sholes por motivos de saúde, Atkins iria se tornar o verdadeiro produtor de Elvis na RCA.

Elvis tomou outra decisão diminuindo o número de instrumentistas nas sessões, sendo que a partir de agora seriam apenas cinco músicos (Scotty, Bill, D.J. Elvis e os Jordanaires). Como não haveria um pianista fixo, ele próprio, Elvis, iria se tornar, ao lado de Gordon Stocker dos Jordanaires, o pianista dessas sessões. De certa maneira Elvis ficou sobrecarregado, pois ele iria produzir o disco, tocaria violão e guitarra e ainda teria que ser o dono dos teclados durante as gravações. Mas Elvis não se importou, para ter mais controle ele também teria que assumir mais responsabilidades. Só mais um coisa: Elvis pediu um estúdio melhor, pois tocar em uma sacristia não era bem o seu lugar preferido para gravar músicas. Sugestão prontamente aceita pelos executivos da major americana.

Como a RCA não tinha um estúdio decente em Nashville e nem em Memphis o jeito foi levar todos para a costa oeste, para Hollywood, para que o disco fosse gravado no melhor estúdio da gravadora: o Radio Recorders. No começo a RCA sugeriu seus estúdios em Nova Iorque, mas Elvis já tinha gravado por lá e achava que ir para Hollywood seria melhor. D.J. relembra: "Na verdade queríamos ir para o Radio Recorders, um estúdio de gravação com o melhor em recursos técnicos". Com tudo acertado Elvis continuou sua série de shows e aparições na TV americana. Parou uns dias em casa para descansar e ensaiar ao piano as principais canções do disco. Depois juntou a turma e seguiram viagem para Los Angeles, onde seriam realizadas as gravações de "Elvis", seu antológico segundo disco. O grupo entrou em estúdio para aquela que seria a sua primeira sessão verdadeira na RCA Victor. Em apenas três dias ele gravaria 13 músicas, um recorde absoluto.

Com o controle dentro dos estúdios Elvis impôs seu modus operandi. Cada sessão começava com algumas canções gospel conhecidas, com todos os músicos em sua volta formando um círculo. Isso podia durar minutos ou horas. As canções eram testadas do pop ao R&B. As músicas eram repetidas insistentemente. Na hora de ouvi-las, se Elvis gostava, fazia um sinal com a cabeça mostrando que queria ouvir novamente. Se não, simplesmente passava o indicador sobre a garganta. A RCA queria que Elvis gravasse "Rock Around The Clock" de Bill Halley, mas Elvis logo a descartou. Também rejeitou várias outras como "I Almost Lost My Mind", "Your Secret's Safe With Me" e "Rock'n'Roll Ruby". Chegou a ensaiar "Mulberry Rush" mas logo desistiu dela também. Ao invés dessas Elvis se concentrou em composições de Leiber e Stoller como "Love Me" e de Blackwell como "Paralyzed". Gravou ainda uma canção de Chet Atkins e outra de um autor desconhecido de Nova Iorque, Ben Weisman. Mais três músicas que foram sucesso com Little Richard e uma velha canção de Willie Walker e Gene Sullivan chamada "When My Blue Moon Turns Gold Again". Depois foi até ao piano e gravou uma versão de "Old Shep", balada sobre a amizade de um garoto e seu cachorrinho.

Ecletismo é a palavra chave para descrever essa maravilhosa sessão de gravação. A grande diferença em relação ao disco anterior é que Elvis e sua equipe conseguiram recriar a atmosfera das gravações da Sun Records. Produziram material da mesma qualidade. Com isso todos ficaram satisfeitos. Mas Elvis não parava e não se mostrava cansado, ele ouvia as canções inúmeras vezes, tentando extrair o máximo que podia de cada música. Bones Howe, assistente do engenheiro de gravação Thorne Nogar disse que Elvis "ficava trabalhando muito tempo numa música, e seu critério era ter uma boa sensação ao ouvir as demos. Ele não se importava com pequenos erros. Estava interessado em extrair uma certa magia das canções. As sessões sempre eram diferentes e divertidas, havia muita energia, ele sempre estava fazendo algo inovador" Elvis terminou sua participação na madrugada do dia 3 de setembro. O disco chegaria nas lojas um mês depois, ocupando a primeira posição em 46 países diferentes ao redor do mundo, um sucesso digno de um Rei, de um Rei do Rock.

Pablo Aluísio - dezembro de 2003

domingo, 13 de agosto de 2023

Elvis Presley - RCA Victor Studios

Em novembro de 1955 Elvis Presley foi contratado pela RCA Victor. Por essa época Elvis também assinou uma parceria com o empresário Coronel Tom Parker. Elvis fechou com a RCA por 35 mil dólares, a maior quantia paga a um artista solo até então. Com o dinheiro da venda, Sam Phillips, dono da Sun Records, conseguiu reformar sua pequena gravadora e investir em outros talentos. Então, em uma manhã ensolarada de segunda feira, 10 de janeiro de 1956, Elvis entrou em seu Cadillac roxo novinho, juntou-se aos rapazes de sua banda e viajaram até Nashville nos estúdios pertencentes à RCA.

Quando chegaram tiveram uma grande surpresa. Na realidade os estúdios eram de propriedade da Igreja Metodista do Tennessee, localizado nos fundos de uma antiga igreja protestante. Eles até ficaram em dúvida se aquele era o endereço correto. Mas eles não erraram de lugar, o estúdio ficava ali mesmo. A RCA havia alugado o local porque ele era muito apreciado por causa de sua acústica impecável. Elvis sentiu-se um pouco deslocado, ao contrário do pequenino local de gravação da Sun, ele agora se deparava com um grande espaço aberto, em um local que na realidade não se parecia com um estúdio de gravação, mas sim com uma sacristia! Imagine gravar Rock'n'Roll em um lugar desses, em solo sagrado!

Elvis resolveu então juntar o pessoal da banda, ao invés de espalhá-los pelo recinto. Assim todos ficaram agrupados em um canto do estúdio com Elvis cantando de frente para a banda e com o pessoal de apoio vocal ao seu lado. Para essa sessão foram recrutados outros músicos importantes como o pianista Floyd Cramer, que já tinha topado com Elvis pelas estradas e Gordon Stocker, que depois iria trazer seu próprio grupo (os Jordanaires) para acompanhar Elvis em gravações futuras. Para completar o grupo a RCA trouxe dois vocalistas Gospel, os irmãos Ben e Brock Speer. Elvis trouxe consigo sua turma: Scotty Moore e Bill Black. O baterista D.J. Fontana foi o último a chegar, sendo contratado em cima da hora pela direção da gravadora. Assim Elvis viu-se cercado por uma equipe de quase dez músicos. Para quem era acostumado a tocar com dois, foi um avanço grande. Depois Elvis foi apresentado ao seu novo produtor, Steve Sholes. Ao contrário de Sam, que sempre trazia contribuições para os takes, Sholes não era de dar opiniões no som da banda. Simplesmente ficava na sala de controle providenciando os aspectos técnicos da mesa de gravação.

Logo Elvis percebeu que iria ter que se virar sozinho com seu grupo. Presley também ficou surpreso ao saber que havia três violões e uma guitarra exclusivamente à sua disposição. Sem saber disso o futuro Rei do Rock tinha até trazido seu baleado instrumento para as gravações. Resolveu usar ele mesmo, pois o velho camarada de estrada já estava afinado em sua afinação preferida. Depois de se acomodar o grupo se preparou para as gravações. Sholes, da cabine de controle, perguntou a Elvis qual seria a primeira música a ser gravada. Elvis então deu uma olhada na lista das músicas e começou a riscar no papel as que ele pretendia iniciar nesse sessão de estreia. Uma logo lhe chamou atenção: "I Got a Woman". Seria melhor começar com ela pois eles já a estavam tocando nos shows e a banda estava entrosada.

Assim Elvis e os caras da banda chegaram a conclusão que era melhor começar por ela mesmo. Instrumentos ligados, todo mundo preparado começou as gravações, mas... A verdade era que as primeiras sessões não foram lá essas coisas. Os músicos ainda eram inexperientes. Era a primeira gravação deles fora da Sun Records e a primeira vez que tocavam com os outros músicos contratados pela RCA. Steve Sholes também não começou bem seu relacionamento com Elvis, não soube lidar muito bem com o estilo de trabalho de Presley. Elvis, por sua vez, não gostava muito da seriedade que estava reinando no estúdio naquele momento. Ele gostava de gravar em ambientes mais descontraídos e não sentindo toda a pressão dos caras da RCA. O som não foi dos melhores. Apesar das dificuldades, pouco após às duas horas da tarde daquele dia, Elvis foi ao microfone mais uma vez para tentar o take certo de "I Got a Woman".

Sob pressão e sob um calor infernal que fazia dentro dos estúdios, Elvis simplesmente arrasou! Fez uma performance inacreditável. Logo Sholes viu que aquele era o take definitivo, o ideal. Assim naquela tarde, depois de algumas tentativas, Elvis conseguiu gravar sua primeira canção na RCA Victor. Usava calças negras com uma faixa azul nas laterais e dançava como se estivesse fazendo um show para uma enorme plateia. Todos os caras da RCA ficaram impressionados. Sholes, já naquela época um senhor de mais de 50 anos, achou estranho, mas resolveu não falar nada. Ele nunca tinha ouvido ou visto aquele estilo musical em todos os seus anos de profissão. Nem podia, Elvis estava inventando naquele estúdio um novo idioma musical.

Então Elvis se preparou para a hora da verdade. Ele queria gravar "Heartbreak Hotel", de sua autoria junto com Mae Axton e Tommy Durden. Sholes achou a canção muito "estranha" pois a letra foi inspirada em um recorte de jornal que falava do suicídio de um homem, que teria escrito em seu bilhete de despedida a frase "Eu caminho em um rua solitária". Steve disse a Elvis que a achava muito mórbida, Elvis sorriu e respondeu que gostava dela e que a achava "legal". - "Então ok!" - respondeu o cansado produtor, naquela altura louco para voltar para casa. Ele havia achado Elvis "um garoto meio estranho com roupas esquisitas que canta umas músicas estridentes" como diria mais tarde a esposa de Sholes a um jornal de Nova Iorque. Só faltava essa: o primeiro produtor de Elvis na RCA era um velhusco ultrapassado. Mas sabia fazer seu trabalho.

Para conseguir o feito do eco, que Sholes considerava um ingrediente essencial da Sun Records, ele colocou um alto falante embaixo da escada , no hall, criando um som um tanto cavernoso, que se tornaria a marca registrada dessa música. Para encerrar o dia Elvis e banda detonaram em um rock clássico, "Money Honey". Exausto, depois de tocar o dia inteiro, Elvis deitou-se em cima de uma mesa que ficava no hall do estúdio. Nesse momento a filha do pastor local tirou uma das fotos mais raras da carreira de Elvis Presley. Quando a sessão estava concluída, Steve Sholes levou o material a seus superiores, que ficaram desnorteados. - "Eles me disseram que as músicas não soavam parecidas com nada que a gravadora já havia feito antes. Não soava como os outros discos e que era melhor não lança-lo daquele jeito. Me mandaram voltar e gravar tudo de novo". Era só o que faltava para Steve, nas portas da aposentadoria ele teria agora de cuidar de um "garoto maluco e sua bandinha!" O clima começou a ficar pesado entre Elvis e a RCA.

Steve então tomou uma decisão polêmica: resolveu aproveitar algumas músicas de Elvis na Sun e colocar no disco como "Blue Moon" e "Just Because", assim se o disco fosse um fracasso total o prejuízo seria menor. Nos dias que se seguiram Elvis gravou novas músicas ao lado de seu grupo (só clássicos absolutos: "Blue Suede Shoes", "Tutti Frutti" etc). Havia a sensação de se estar a frente - ou pelo menos se solidificando - uma nova revolução musical. Mas essa sensação era apenas de Elvis e dos demais músicos, Steve Sholes ainda duvidava do talento do cantor. Ele não sabia o quanto poderia durar aquele "fenômeno". No fundo Sholes temia mesmo era por seu emprego. Mas tudo se acalmou quando o disco chegou nas lojas poucos meses depois.

Elvis estava certo e o pessoal da RCA errado. O disco vendeu tanto e de forma tão rápida que ele logo chegaria ao primeiro lugar em todas as paradas: country, pop, rock e R&B. Esse disco, chamado simplesmente de "Elvis Presley" foi o primeiro disco da RCA Victor a vender mais de um milhão de cópias em menos de um mês. Tão importante ele se tornou para a história da música americana e mundial que ele é considerado um dos dez discos mais importantes da história da indústria fonográfica. Quem diria. Para citar apenas uma pessoa, John Lennon diria anos mais tarde: - "Este disco mudou minha vida!". Ao longo dos anos o disco ficou conhecido como "Rock'n'Roll 1", o primeiro e mais importante LP de Rock'n'Roll da história!

Pablo Aluísio - novembro de 2003.

sábado, 12 de agosto de 2023

Elvis Presley - Elvis no Texas

Elvis tinha que fazer um show no Texas, mas como ele morria de medo de voar, resolveu alugar um vagão inteiro de um trem para chegar em Dallas a tempo. Foi acompanhado de seu amigo Nick Adams e Gene Smith. Os caras da banda, Scotty, Bill e D.J. tiveram mais coragem e foram de avião mesmo. O show foi realizado no Cotton Bowl Stadium, com lotação esgotada de 26.500 fãs. Elvis cantou 'Heartbreak Hotel', 'Long Tall Sally', 'I Was The One', 'Blue Suede Shoes', 'I Got A Woman', 'Love Me', 'Don't Be Cruel' e 'Hound Dog'. Os mais velhos não gostaram nada do show e o principal jornal do Texas no dia seguinte se referiu a Elvis como "O Marginal do Tennessee".

O público adorou e o número de fãs cresceu tanto no Texas que nesse mesmo dia foi formado o primeiro fan club de Elvis Presley no Estado da Rosa Amarela. Dois meses antes o cantor tinha terminado as gravações de "Elvis", segundo disco da carreira de Elvis Presley. Com o sucesso alcançado pelo seu primeiro disco e pelos singles "Heartbreak Hotel / I Was the One", "I Want You, I Need You,I Love You / My Baby Left Me" e "Don't Be Cruel / Hound Dog" Elvis conseguia o feito de emplacar quatro discos consecutivos entre os dez mais, sendo considerado já a aquela altura um fenômeno não só musical mas também social pois suas apresentações polêmicas em programas de TV lhe trazia cada vez mais popularidade.

Sem dúvida 1956 foi o grande ano do Rei do Rock, o seu auge, sendo o sucesso tamanho alcançado por ele, que logo estava estreando no cinema com o filme "Love Me Tender" (ama-me com ternura, 1956) e alcançando novamente o primeiro lugar nas paradas com o single "Love Me Tender / Any Way You Want Me", além do lançamento de toda a trilha do filme num compacto duplo que foi lançado em novembro de 1956. Este era em suma tudo o que estava rolando nesta época com Elvis Presley, ou seja, ele estava no auge de sua popularidade. Assim em setembro de 1956 Elvis entrava novamente nos estúdios para "encher a lata". Sem dúvida ele foi o mais rápido "Hit Maker" da história pois gravou este LP em apenas três dias nos Studios Radio Recorders da RCA em Hollywood.

O LP foi lançado no final de 1956 alcançando o primeiro lugar nas paradas. Elvis Presley havia começado o ano como um obscuro cantor do sul dos Estados Unidos e terminou como um fenômeno de sucesso, nunca ninguém subiu tão rápido em tão pouco tempo. Fora estes dois discos, Elvis liderou as paradas mundiais também com singles de enorme sucesso. Este foi o início da carreira de um dos maiores sucessos da história do show bussines norte americano.

Single nas lojas: Lawdy, Miss Clawdy (Price) - Outro grande momento da carreira de Elvis que foi gravado no dia 3 de fevereiro de 1956 nos estúdios da RCA em Nova Iorque. Foi lançada como parte de um single com "Shake, Rattle and Roll" em Agosto de 56. Era uma das preferidas do Rei do Rock. Shake, Rattle And Roll (Calhoun) - Clássico dos anos 50 que foi imortalizada na voz de Bill Halley and the comets. Ao longo dos anos esta música foi sendo gravada por diversos outros nomes como Little Richard e os Beatles. Sem dúvida é uma das melhores interpretações do cantor e uma das mais vibrantes músicas da história do Rock.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Elvis Presley - Shake, Rattle and Roll / Lawdy, Miss Clawdy

Após o enorme sucesso do single “Hound Dog / Don´t Be Cruel”, a RCA Victor inundou o mercado americano com nada mais, nada menos, do que seis novos compactos, todos reprises, com músicas que já tinham sido lançadas no álbum Elvis Presley. Nenhum dos singles conseguiu qualquer repercussão nas paradas. De fato foi uma ideia infeliz da gravadora em saturar as lojas com material sem novidades. O único material inédito a chegar aos fãs foi o single “Shake Rattle and Roll / Lawdy Miss Clawdy” que trazia a última leva de canções inéditas das primeiras sessões de Elvis na RCA em Nova Iorque. Curioso que o público acabou se confundindo e ignorou o novo single, pensando tratar-se de relançamento como os demais compactos do pacote. Uma lástima. Além do mais a própria RCA não deu muita atenção ao compacto, não o promovendo e o pior, não teve nem a dignidade de produzir uma capa com foto para o disquinho. Com tantos erros em série, “Shake Rattle and Roll / Lawdy Miss Clawdy” afundou nas paradas, sendo completamente ignorado. É lamentável a má sorte do single pois trazia duas ótimas gravações de Elvis.

O lado A com “Shake Rattle and Roll” era a materialização de uma constante insistência dos executivos para que Elvis gravasse canções do repertório de Bill Haley. Várias músicas de Haley tinham sido oferecidas a Elvis em Nova Iorque, inclusive o mega hit “Rock Around The Clock”, mas Presley as descartou. Diante da insistência acabou registrando essa "Shake, Rattle and Roll" em estúdio, finalmente. O resultado não agradou muito Steve Sholes que a tirou na última hora do primeiro álbum de Elvis. Queria trabalhar melhor depois nela (e o fez adicionando maior consistência à gravação antes de seu lançamento em compacto). Algumas fontes afirmam inclusive que nesse trabalho posterior de melhoramento da gravação o baixista Bill Black fez uma rara participação como vocalista de apoio.

Já “Lawdy Miss Clawdy” foi injustamente jogada no lado B do single, um absurdo, pois seguramente é uma das melhores melodias que Elvis registrou em Nova Iorque. Sua interpretação também é mais do que inspirada. Lloyd Price sempre foi um ótimo compositor e Elvis, por sua vez, sempre fez excelentes versões de sua obra musical. O fracasso de vendas ensinou algumas coisas à RCA. Nunca misturar material inédito e reprises em um só pacote de discos, pois isso certamente confundiria o consumidor. Prezar por belas capas, com boa direção de arte. Capas genéricas da gravadora como a que foi usada aqui era um desastre pois não chamava a atenção dos fãs nas lojas de discos. Por último não se descuidar da promoção das músicas. O compacto“Shake Rattle and Roll / Lawdy Miss Clawdy” foi tão mal lançado que muitos até mesmo ignoraram sua existência nas lojas. Com o péssimo resultado comercial as duas faixas só teriam alguma repercussão melhor três anos depois quando a RCA as resgatou novamente, as incluindo no álbum “For LP Fans Only”, lançado quando o cantor estava na Alemanha servindo o exército americano. Reconhecimento tardio, mas bem-vindo.

Shake, Rattle and Roll (Calhoun) - (Unichappel Music, BMI) 2:37 - Data de gravação: 03 de fevereiro de 1956 - Local: RCA Studios, NY. / Lawdy Miss Clawdy (Lloyd Price) - (ATV Music Co, BMI) 2:08 - Data de gravação: 03 de fevereiro de 1956 - Local: RCA Studios, NY./ Músicos: Elvis Presley (vocais, violão), Scotty Moore (guitarra), Bill Black (baixo), D.J. Fontana (bateria), Shorty Long (piano) / Local de Gravação: RCA Studios, New York, New York /  Produção: Steve Sholes / Engenheiro de Som: Ernie Ulrich / Data de Lançamento: Agosto de 1956.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Elvis (1956) - Sessão de Gravação

Elvis (1956) - Sessão de Gravação
Para seu segundo álbum na RCA Victor, Elvis fez algumas exigências. Afinal ele agora havia se tornado o maior vendedor do selo, então tinha também seu direito de exigir determinadas coisas. Não era mais um jovem promissor apenas, havia mostrado força entre os jovens. Era bom vendedor de discos! A RCA queria levar ele de volta a Nova Iorque, como havia acontecido no primeiro álbum. Elvis não queria mais gravar em Nova Iorque. Ele não gostava da cidade para falar a verdade. Para um jovem do interior tudo aquilo lhe soava meio intimidador. Seu objetivo era gravar apenas em Nashville, perto de Memphis, onde se sentia melhor. 

A RCA tinha bons estúdios por lá, afinal Nashville era a capital da country music. Só que apertado com tantos compromissos profissionais, pois Elvis também queria começar uma carreira no cinema, as sessões foram transferidas para os estúdios da RCA conhecidos como Radio Recorders, que ficavam em West Hollywood, Califórnia. Era um estúdio moderno, muito profissional, onde a RCA gravava trilhas sonoras para filmes dos grandes estúdios de Hollywood. Era um dos melhores estúdios de gravação dos Estados Unidos. 

Elvis também pediu que novos músicos fossem contratados para trabalharem ao seu lado. Afinal não dava para contar apenas com Scotty Moore, Bill Black e DJ Fontana. Assim a RCA montou uma ótima banda de apoio a Elvis. O lendário guitarrista Chet Atkins veio para colaborar, inclusive no aprimoramento de arranjos. De certa forma ele trabalhou mais nisso do que o próprio produtor Steve Sholes, que já com uma certa idade e sem ter muito conhecimento daquele novo gênero musical que surgia, o Rock, acabou apenas administrando a sessão de gravação, mas sem interferir muito no quesito artístico e musical. 

Elvis também pediu a contratação do grupo vocal The Jordanaires formado pelos cantores Gordon Stoker, Hoyt Hawkins, Neal Matthews e Hugh Jarrett. De certa maneira eles lembravam muito daqueles antigos quartetos de gospel music que Elvis adorava desde a infância. Ele havia se encontrado várias vezes com os Jordanaires em shows pelo sul dos Estados Unidos e em um desses encontros havia prometido a eles que a RCA iria contratá-los para que viessem trabalhar em seu próximo disco. Promessa feita, promessa cumprida. 

Elvis gravou a maioria das músicas entre os dias 1 a 3 de setembro de 1956. Relativamente poucas horas de estúdio e o disco estava terminado. Elvis tinha uma capacidade de trabalho excelente, era rápido e certeiro nas gravações, o que fazia os lucros da gravadora aumentarem ainda mais. Seus discos não custavam muito caro e eram campeões de vendas. O jovem Elvis era educado, prestativo, paciente e aceitava sugestões sem ataques de estrelismos. De certa maneira era o artista ideal, aquele com que todo presidente de gravadora da época sonhava encontrar. 

Pablo Aluísio. 

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Elvis (1956) - Letras

Rip It Up (Blackwell - Marascaleo) - 'Cause it's Saturday nite and I just got paid / Fool about my money don't try to save / My heart says go, go / Have a time 'cause it's Saturday nite / And I'm feelin' fine / I'm gonna rock it up / I'm gonna rip it up / I'm gonna shake it up / I'm gonna ball it up / I'm gonna rip it up / And ball tonite / I got a date and I won't be late / Pick her up in my '88' / Shag it on down to the union hall / When the music starts jumpin' / I'll have a ball / I'm gonna rock it up / I'm gonna shake it up / I'm gonna rip it up / I'm gonna ball it up / I'm gonna rip it up / And ball tonite / Along about 10 I'll be flying high / Rocking on out into the sky / I don't care if I spend my gold / 'Cause tonite I'm gonna be one happy soul / I'm gonna rock it up / I'm gonna rip it up / I'm gonna shake it up / I'm gonna ball it up / I'm gonna rip it up / And ball tonite / 'Cause it's Saturday nite and I just got paid / Fool about my money don't try to save / My heart says go, go / Have a time 'cause it's Saturday nite / And I'm feelin' fine / I'm gonna rock it up / I'm gonna rip it up / I'm gonna shake it up / I'm gonna ball it up / I'm gonna rip it up / And ball tonite / (BMI) 1:56 - Data de gravação: 03 de setembro de 1956 - Local: Radio Recorders - Hollywood.

Love Me (Jerry Leiber - Mike Stoller) - Treat me like a fool, / Treat me mean and cruel, / But love me / Wring my faithful heart, / Tear it all apart, / But love me / If you ever go, / Darling, I'll be oh so lonely / I'll be sad and blue, / Crying over you, dear only / I would beg and steal / Just to feel your heart / Beatin' close to mine / Well, if you ever go, / Darling, I'll be oh so lonely / I'll be sad and blue, / Crying over you, dear only / I would beg and steal / Just to feel your heart / Beatin' close to mine / Well, if you ever go, / Darling, I'll be oh so lonely / Beggin' on knees, / All I ask is please, please love me / Oh yeah / (ASCAP) 2:43 - Data de gravação: 1º de setembro de 1956 - Local: Radio Recorders - Hollywood.

When My Blue Moon Turns to Gold Again (Walker - Sullivan) - When my blue moon turns to gold again / When my rainbow turns the clouds away / When my blue moon turns to gold again / You'll be back within my arms to stay / When the memories that linger in our hearts / Memories that make my heart cold / However some day they'll live again sweetheart / And my blue moon again will turn to gold / When my blue moon turns to gold again / When my rainbow turns the clouds away / When my blue moon turns to gold again / You'll be back within my arms to stay / When the memories that linger in our hearts / Memories that make my heart cold / However some day they'll live again sweetheart / And my blue moon again will turn to gold / When my blue moon turns to gold again / When my rainbow turns the clouds away / When my blue moon turns to gold again / You'll be back within my arms to stay / (BMI) 2:20 - Data de gravação: 2 de setembro de 1956 - Local: Radio Recorders - Hollywood.

Long Tall Sally (Johnson - Penniman - Blackwell) - Gonna tell Aunt Mary 'bout Uncle John / He says he has the blues but / He has a lotta fun / Oh baby, yes baby, whoo-oo-oo-oo baby / Havin' some fun tonight yeah well / Long tall Sally has a lot on the ball / And nobody cares if she's long and tall / Oh baby, yes baby, whoo-oo-oo-oo baby, / I'm having me some fun tonight / Well, I saw uncle John / With long tall Sally / He saw Aunt Mary comin' / And he ducked back in the alley / Oh baby, yes baby, whoo-oo-oo-oo baby / I'm havin' some fun tonight / Long tall Sally has a lot on the ball / And nobody cares if she's long and tall / Oh baby, yes baby, whoo-oo-oo-oo baby, / I'm having me some fun tonight / Well, I saw uncle John / With long tall Sally / He saw Aunt Mary comin' / And he ducked back in the alley / Oh baby, yes baby, whoo-oo-oo-oo baby / I'm havin' some fun tonight / We've gonna have some fun tonight / Gonna have some fun tonight / We're gonna have some fun tonight / Everything will be all right / We're gonna have some fun / Gonna have some fun tonight / (BMI) 1:51 - Data de gravação: 2 de setembro de 1956 - Local: Radio Recorders - Hollywood.

First In Line (Schroeder - Weisman) When they gave out eyes like diamonds / That would shame the stars that shine / My darlin' my darlin' / You were the first in line / When they gave out lips like honey / That hold a new thrill every time / My darlin' my darlin' / You were the first in line / There may be others / that know you longer / Who pledge their hearts to you / But there's no other / could love you stronger / Any stronger than I do / Don't refuse me, say you'll choose me / My darlin' say I'm your darlin' / The first, and the last in line / There may be others / that know you longer / Who pledge their hearts to you / But there's no other / could love you stronger / Any stronger than I do / Don't refuse me, say you'll choose me / My darlin' say I'm your darlin' / The first, and the last in line / (ASCAP) 3:22 - Data de gravação: 3 de setembro de 1956 - Local: Radio Recorders - Hollywood.

Paralyzed (Otis Blackwell - Elvis Presley) - When you looked into my eyes / I stood there like I was hyp-notised / You sent a feeling to my spine / A feeling warm and smooth and fine / But all I could do were stand there paralyzed / When we kissed, ooh what a thrill / You took my hand and, ooh baby, what a chill / I felt like grabbin' you real tight / Squeeze and squeeze with all my might / But all I could do were stand there paralyzed / Oh yeah lucky me, I'm singing every day, ohhhh! / Ever since that day you came my way, ohhhh! / You made my life for me just one big happy game / I'm gay ev'ry morning / At night I'm still the same / Do you remember that wonderful time / You held my hand and swore that you'll be mine / In front of preacher you said / I do I couldn't say a word for thinking of you / All I could do was stand there paralyzed / Oh yeah lucky me, I'm singing every day, ohhhh! / Ever since that day you came my way, ohhhh! / You made my life for me just one big happy game / I'm gay ev'ry morning / At night I'm still the same / Do you remember that wonderful time / You held my hand and swore that you'll be mine / In front of preacher you said / I do I couldn't say a word for thinking of you / All I could do was stand there paralyzed / All I could do was stand there paralyzed / (BMI) 2:23 - Data de gravação: 2 de setembro de 1956 - Local: Radio Recorders - Hollywood.

So Glad You're Mine (Arthur Crudup) My baby's long and tall, / She's like a cannonball. / Say, everytime she loves me, / Lordly, you can hear me squall. / She cried, Ooo-wee. / I believe I'll change my mind. / She said, I'm so glad I'm living. / I cried, I'm so glad you're mine / My baby knows just how / To treat me right. / Gives me plenty loving / Morning, noon, and night. / She cried, Ooo-wee. / I believe I'll change my mind. / She said, I'm so glad I'm living. / I cried, I'm so glad you're mine. / When my baby does what she does to me, / I climb the highest mountain, / Dive in the deepest sea. / She cried, Ooo-wee. / I believe I'll change my mind. / She said, I'm so glad I'm living / I cried, I'm so glad you're mine / My baby's lips are red / And sweet like wine, / And when she kisses me, / I get high every time. / She cried, Oo-wee. / I believe I'll change my mind. / She said, I'm so glad I'm living / I cried, I'm so glad you're mine / (BMI) 2:20 - Data de gravação: 30 de janeiro de 1956 - Local: RCA Studios, Nova Iorque.

Old Shep (Foley - Westpar) - When I was a lad / And old Shep was a pup / Over hills and meadows we'd stray / Just a boy and his dog / We were both full of fun / We grew up together that way / I remember the time at the old swimmin' hold / When I would have drowned beyond doubt / But old Shep was right there / To the rescue he came / He jumped in and then pulled me out / As the years fast did roll / Old Shep he grew old / His eyes were fast growing dim / And one day the doctor looked at me and said / I can do no more for him Jim / With hands that were trembling / I picked up my gun / And aimed it at Shep's faithful head / I just couldn't do it / I wanted to run / I wish they would shoot me instead / He came to my side / And looked up at me / And laid his old head on my knee / I had struck the best friend that a man ever had / I cried so I scarcely could see / Old Shep he has gone / Where the good doggies go / And no more with old Shep will I roam / But if dogs have a heaven / There's one thing I know / Old Shep has a wonderful home / (BMI) 4:10 - Data de gravação: 2 de setembro de 1956 - Local: Radio Recorders - Hollywood.

Ready Teddy (Blackwell - Marascaleo) - Ready set go man go / I got a gal that I love so / I'm rea-dy rea-dy rea-dy teddy / I'm rea-dy rea-dy rea-dy teddy / I'm rea-dy rea-dy rea-dy teddy / Rea-dy rea-dy rea-dy to / Rock'n'roll / Going down to the corner / Pick up my sweetie pie / She's my rock'n'roll baby / She's the apple of my eye, 'cause / I'm rea-dy rea-dy rea-dy teddy / I'm rea-dy rea-dy rea-dy teddy / I'm rea-dy rea-dy rea-dy teddy / Rea-dy rea-dy rea-dy to / Rock'n'roll / Flat top cats and the dungaree dolls / Are headed for the gym to the sock hop ball / The joint is really jumping / The cats are going wild / The music really sends me / I dig that crazy style 'cause / I'm rea-dy rea-dy rea-dy teddy / I'm rea-dy rea-dy rea-dy teddy / I'm rea-dy rea-dy rea-dy teddy / Rea-dy rea-dy rea-dy to / Rock'n'roll / Flat top cats and the dungaree dolls / Are headed for the gym to the sock hop ball / The joint is really jumping / The cats are going wild / The music really sends me / I dig that crazy style 'cause / I'm rea-dy rea-dy rea-dy teddy / I'm rea-dy rea-dy rea-dy teddy / I'm rea-dy rea-dy rea-dy teddy / Rea-dy rea-dy rea-dy to / Rock'n'roll / Gonna kick off my shoes / Roll up my faded jeans / Grab my rock'n'roll baby / Pour on the steam / I shuffle to the left / I shuffle to the right / I'm gonna rock'n'roll / Till the early early night 'cause / I'm rea-dy rea-dy rea-dy teddy / I'm rea-dy rea-dy rea-dy teddy / I'm rea-dy rea-dy rea-dy teddy / Rea-dy rea-dy rea-dy to / Rock'n'roll / (IBM) 1:56 - Data de gravação: 3 de setembro de 1956 - Local: Radio Recorders - Hollywood.

Anyplace is Paradise (Thomas) - Whether you're riding down a highway / Or walkin' down a street / It makes no difference baby / I'm gonna love you just as mean / 'Cause holdin' your little hand / Makes me feel so very nice / Anyplace is paradise / When I'm with you / Whether we're standin' on a doorstep / Or sittin' at a park / Or strollin' down shady lane / Or dancin' in the dark / Well I can take you in my arms / And look into your pretty eyes / Anyplace is paradise / When I'm with you / Give me a cave up in the mountain / Or a shack down by the sea / And I will be in heaven honey / If you are there with me / Well kiss your pretty lips / See the love-light in your eyes / Anyplace is paradise / When I'm with you / Baby I'd live deep in the jungle / And sleep up in a tree / And let the rest of the world go be / If you were there with me / Well I could love you all the time / Baby, a jungle would be fine / Anyplace is paradise / When I'm with you / (ASCAP) 2:26 - Data de gravação: 2 de setembro de 1956 - Local: Radio Recorders - Hollywood.

How's The World Treating You? (Atkins - Bryant) - I've had nothing but sorrow / Since you said we were through / There's no hope for tomorrow / How's the world treating you? / Every sweet thing that mattered / Has been broken in two / All my dreams have been shattered / How's the world treating you? / Got no plans for next Sunday / Got no plans for today / Every day is blue Monday / Every day you're away / Every sweet thing that mattered / Has been broken in two / And I'm asking you darling / How's the world treating you? / (ASCAP) 2:23 - Data de gravação: 1º de setembro de 1956 - Local: Radio Recorders - Hollywood.

How do You Think I Feel (Walker - Pierce) - How do you think I feel? / I know your love's not real / The girl I'm mad about is just a gadabout / How do you think I feel? / How do you think we stand? / I know you've made your plan / But you've included free / And that's too much for me / How do you think I feel? / I won't be true again / I know that I can't win / So why should I pretend / That you still love me? / How do you think I feel? / I know your love's not real / The girl I'm mad about is just a gadabout / How do you think I feel? / How do you think I feel? / I know your love's not real / The girl I'm mad about is just a gadabout / How do you think I feel? / How do you think we stand? / I know you've made your plan / But you've included free / And that's too much for me / How do you think I feel? / I won't be true again / I know that I can't win / So why should I pretend / That you still love me? / How do you think I feel? / I know your love's not real / But you've included free / And that's too much for me / How do you think I feel? / (BMI) 2:10 - Data de gravação: 1º de setembro de 1956 - Local: Radio Recorders - Hollywood.