domingo, 14 de abril de 2024

Elvis Presley - Elvis' Christmas Album - Parte 5

"(There'll Be) Peace in the Valley (For Me)" foi escrita e composta por Thomas Andrew Dorsey na primeira metade do século XX. Esse músico tem uma história interessante. Ele nasceu em uma família muito religiosa no chamado cinturão bíblico do sul dos Estados Unidos. Só que ele ganhava a vida mesmo cantando e tocando blues, a música do Diabo. Esse dualismo iria perdurar durante toda a sua carreira. E essa música foi um de seus maiores sucessos em vida e se tornou ainda mais conhecida depois que Elvis a gravou e a apresentou em um popular programa de TV nos anos 50, na mesma noite em que ele cantou "Don't Be Cruel" para todo o país. 

"It Is No Secret (What God Can Do)" é outra canção gospel que entrou nesse disco natalino. Curiosamente a RCA Victor só decidiu colocá-la no disco no último momento, poucas horas antes do álbum começar a ser prensado nas fábricas da multinacional. O produtor Steve Sholes acreditava que ela deveria ser melhor trabalhada pois não tinha ficado contente com a gravação original. Só que na pressão e na pressa de se colocar o disco até dezembro nas lojas, para aproveitar as vendas de fim de ano, decidiu-se finalmente por inclui-la no disco. 

Elvis' Christmas Album foi um grande sucesso de vendas e surpreendeu muita gente, inclusive a própria RCA Victor e Elvis. Ninguém poderia supor que iria vender tanto. No máximo acreditava-se que iria vender bem, gerar um pequeno lucro e melhorar a imagem de Elvis perante os mais velhos. Só que no final de tudo acabou se tornando o álbum mais vendido de sua carreira até aquele momento, superando as vendas do primeiro LP, do segundo e da trilha sonora de "Loving You"! 

Para se ter uma ideia melhor do sucesso comercial do LP basta dizer que ele só iria ser superado em 1961 quando chegou nas lojas de discos a trilha sonora do filme "Feitiço Havaiano" (Blue Hawaii). Acompanhando o grande êxito comercial do filme, essa trilha havaiana de Elvis vendeu milhões de cópias, superando finalmente o disco natalino de 1957. Nos anos seguintes o Coronel Parker iria sempre sugerir a Elvis a gravação de um novo disco de Natal, mas ele sempre arranjava um jeito de não gravar nada nesse estilo, só concordando com o empresário em 1971 quando finalmente entraria em um estúdio para gravar seu segundo disco natalino. Só que essa é uma outra história...

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Não há como negar que o Gospel americano possui qualidades musicais extraordinárias e cantores mais que fervorosos para interpreta-las, com no caso dessa Peace in The Valley, por exemplo.

    ResponderExcluir
  2. O gospel americano de origem é uma bela música, muito maravilhosa de se ouvir. O gospel brasileiro é sertaneejo universitário brega! rsrsrs

    ResponderExcluir