sexta-feira, 15 de março de 2024

Elvis Presley - Jailhouse Rock - Sessão de Gravação

Jailhouse Rock - Sessão de Gravação
Finalizando esses textos sobre o filme e trilha sonora do filme "O Prisioneiro do Rock" vou tecer alguns comentários sobre a sessão de gravação das músicas do filme. Essa foi bem complicada para Elvis e banda. O próprio Elvis se lembraria anos depois como foi trabalhosa a gravação da faixa título do filme. Realmente, não foi apenas uma sessão de gravação, como era comum acontecer com Elvis naqueles tempos, mas várias delas. A primeira foi realizada em abril de 1957, mas seriam necessárias mais quatro retornos aos estúdios para finalizar tudo. 

O próprio Elvis ficou meio aborrecido. A MGM não se contentou apenas com a gravação das músicas que iriam fazer parte da trilha sonora em disco, mas eles queriam também versões diferentes, para usar no filme, no trailer e até mesmo para comerciais de TV quando o filme fosse exibido anos depois na televisão. Mal terminava uma sessão e a MGM informava a Elvis que ele teria que voltar alguns dias depois para gravar outros registros, conforme a demanda fosse surgindo. O diretor musical da Metro mandava memorandos conforme ia lendo o rorteiro. Sempre tinha alguma faixa diferente para gravar. 

Elvis achou aquilo tudo um exagero, mas como estava preso por contrato com o grande estúdio de Hollywood, foi lá e como um bom profissional que era, gravou tudo que lhe foi pedido. O produtor dessas sessões de gravação foi Jeffrey Alexander, apoiado pelo engenheiro de som Thorne Nogar que curiosamente, com o passar dos anos, iria se tornar produtor de Elvis em algumas sessões de estúdio em Hollywood. A turma da RCA como Steve Sholes praticamente nunca trabalhava nas trilhas sonoras de Elvis porque essas eram gravadas em Hollywood por equipes determinadas pelos estúdios da Califórnia. O material era inclusive composto e arranjado por eles. 

Tudo foi gravado no Radio Recorders, em West Hollywood, na California. Depois as masters foram enviadas para a RCA Victor em Nova Iorque para que fossem terminadas e depois lançadas nos respectivos discos de vinil. Muitos anos depois Elvis foi perguntado sobre quais músicas lhe deram mais trabalho. Ele nem precisou pensar duas vezes e disparou: "A música que deu trabalho mesmo para terminar foi Jailhouse Rock! Ufa, essa foi complicada!"

Pablo Aluísio. 

3 comentários:

  1. Elvis Presley
    Jailhouse Rock
    Sessão de Gravação

    ResponderExcluir
  2. Eu imagino como foi gravar essa música no estúdio. Essa é uma musica muito agitada, ideal pra shows e o estudio nao oferece o menor clima pra se cantar essa musica com a energia necessária. Fora que a versão que ouvimos hoje em dia foi totalmente editada, e é a melhor, a original era cheia de vocalizações, contra-cantos e outras estrepulias que na verdade quase descaracterizavam um dos rocks mais hard da história.

    ResponderExcluir
  3. Certamente. Deu trabalho. O resultado foi uma obra-prima da discografia do Elvis.

    ResponderExcluir