sexta-feira, 8 de março de 2024

Elvis Presley - Jailhouse Rock - Edição FTD

Elvis Presley - Jailhouse Rock - Edição FTD
Em termos de discografia de Elvis Presley nada se compara a esse selo europeu FTD (Follow That Dream). Realmente o trabalho de resgate que esses produtores fizeram é de deixar qualquer fã de Elvis de queixo caído. Eu definiria facilmente como um trabalho de arqueologia musical. Eles foram até Nova Iorque, Nashville e Hollywood em busca dos tapes originais das gravações de Elvis nos arquivos da gravadora RCA (que aliás nem existe mais pois seu acervo foi vendido para diversos outros selos ao longo de  todos esses anos). Assim se você é um daqueles fãs de Elvis que desejam ter tudo, mas tudo mesmo, de uma trilha sonora de Hollywood como essa, não existe nenhuma outra edição que seja mais adequada. É um daqueles lançamentos para esgotar o tema mesmo, de forma definitiva. 

Algumas sessões de gravação infelizmente se perderam com o passar dos anos, mas outras sobreviveram na íntegra, trazendo ensaios, takes recusados, rakes alternativos, etc. É ouvir Elvis Presley cru, em estúdio, tentando acertar a gravação das músicas com sua banda. Realmente é material de grande qualidade para quem aprecia o trabalho que o cantor fazia dentro dos estúdios. Em relação a sessão da  trilha sonora de "Jailhouse Rock" muita coisa se salvou realmente. É tanto material que torna a audição do CD um verdadeiro exercício também de paciência. São takes e mais takes das músicas e não podemos nos esquecer que a trilha sonora contou com poucas canções, por isso há versões e mais versões das mesmas faixas. Mas enfim, o trabalho de resgate é realmente primoroso. 

Elvis Presley - Jailhouse Rock - Edição FTD  
Jailhouse Rock
Young And Beautiful
I Want To Be Free
Don't Leave Me Now
(You're So Square) Baby I Don't Care
Treat Me Nice (record version)
Jailhouse Rock (take 5)
Treat Me Nice (splice of takes 10/13)
Don't Leave Me Now (second version, take 21)
Don't Leave Me Now (second version, take 18)
I Want To Be Free (take 11)
Young And Beautiful (splice of takes 18/21)
Young And Beautiful (take19)
Jailhouse Rock (movie opening theme, take 6)
Young And Beautiful (jail version, take 3)
I Want To Be Free (jail version, splice of takes 10/12/13)
Young And Beautiful (Roma club version take 7)
Don't Leave Me Now (movie set version, takes 1, 12)
Treat Me Nice (movie version with overdubs, splice of takes 10/13)
Jailhouse Rock (movie version) 
(You're So Square) Baby I Don't Care (movie edit, take 17, take 6)
Young And Beautiful (end title version, splice of takes 8/12/18/22)
Jailhouse Rock (male vocal overdub version)
Don't Leave Me Now (unused first version, take 2)
Treat Me Nice (take 19)
(You're So Square) Baby I Don't Care (take 1)
Treat Me Nice (takes 1 a 13)
I Want To Be Free (takes 1 a 13)
Young And Beautiful (takes 1 a 22)

Pablo Aluísio. 

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O que quer dizer FTD (siga esse sonho) realmente? Por que tem esse nome essa edição de discos do Elvis?

    ResponderExcluir
  3. É baseado no titulo original do filme Em Cada Sonho um Amor de 1962. Acredito que os produtores acharam o nome poético e de acordo com a proposta do selo.

    ResponderExcluir